O Castelo de São Tiago da Barra, como o próprio nome indica, fica situado defronte da barra do porto da cidade de Viana do Castelo. A primeira construção feita para defesa da barra que era frequentemente atacada pelos corsários foi a Torre da Roqueta, pequena fortaleza de forma quadrangular de estilo Manuelino, localizada no vértice sul do castelo, de forma pentagonal, mandado ampliar por Filipe I, para reforçar a defesa da costa, assolada pelos piratas Ingleses, depois da perda da "Armada Invencível".
A ele se deve o actual nome acrescentado a Viana. Foi de facto durante a guerra da Patuleia que dividiu os portugueses e deu origem a uma guerra civil que o Governador do Castelo, na altura o General Melquíades Sobral, saindo por mar, foi a Lisboa entregar as chaves do Castelo à Rainha D. Maria II, vindo esta mais tarde, em sinal de recompensa, a atribuir-lhe o título de cidade acrescentando-lhe o nome "do Castelo".
Portal do Revelim Norte
Portal da entrada do Castelo
Torre da Roqueta
Capela de São Tiago
e
Farolim posterior do enfiamento da barra
Portal da entrada para o edifício da Região de Turismo
Serviu de quartel militar de artilharia durante grande parte do Século XX. As casernas feitas provisoriamente para albergar as tropas foram no final do século passado destruídas para dar lugar a uma recuperação exemplar a fim de receber a Região de Turismo do Alto Minho. Recentemente foi recuperado o edifício do relógio destinado a instalar a Escola de Hotelaria e Turismo de Viana do Castelo.
Fosso do Castelo
Escola de Hotelaria e Turismo de Viana do Castelo
Edifício da entrada (Recepção)
Nenhum comentário:
Postar um comentário