sexta-feira, 11 de setembro de 2009

TRECHOS DE VIANA - 9



Capela da Senhora D'Agonia, reconstruída entre 1751 e 1755 sobre uma antiga capela terminal da via sacra. A Senhora D'Agonia é a santa de devoção dos pescadores por excelência, congregando um grande número de fiéis que de todos os cantos de Portugal e do estrangeiro no mês de Agosto se deslocam em romagem a Viana do Castelo tornando-a na romaria mais importante de Portugal. A procissão dos pescadores também chamada procissão ao mar no dia 20 de Agosto, dia da cidade, é duma beleza e colorido dignos de nota, culminando na mostra dos tapetes floridos e coloridos nas três principais ruas da Ribeira de Viana, feita pelos pescadores, familiares e amigos durante a noite da véspera da procissão ao mar, demonstrando a devoção e  bairrismo das gentes da ribeira.





Torre da Capela da Sra. D'Agonia, separada da capela para não impedir os romeiros de efectuarem as suas promessas à volta dela. A sua construção data de 1868. Antes de existirem farolins indicadores do enfiamento da barra sul, os pescadores orientavam-se pela torre da Senhora d'Agonia.




Descrição da Capela da Sra. D'Agonia




Capela de S. Roque ou São Roquinho(como lhe chama o povo), situada junto à Sra. D'Agonia, foi construída em 1623 e reedificada em 1834 depois de passar por muitas vicissitudes.