segunda-feira, 3 de agosto de 2009

TRECHOS DE VIANA -2

Monumento erigido na praça da Liberdade, junto ao rio Lima, simbolizando as portas que Abril abriu, com a cadeia cortada.

Homenagem a Viana do Castelo no sesquicentenário de elevação a cidade, (20 de Junho de 1848 por D. Maria II) aqui simbolizado por uma mulher - a mulher de Viana - que esteve sempre presente na história desta terra.

Três referências de Viana, o navegador vianês João Alvares Fagundes que descobriu a terra dos bacalhaus (Terra Nova), o navio Hospital Gil Eanes que foi construído nos Estaleiros Navais de Viana do Castelo no ano de 1955 para apoio à frota bacalhoeira portuguesa que operava nos mares da Terra Nova e Groenlândia, hoje navio museu e pousada da juventude na antiga Doca Comercial do porto de Viana do Castelo e, no alto do monte de Santa Luzia, o emblemático templo do Sagrado Coração de Jesus, atracção turística de Viana. "Quem vem a Viana e não vai a Santa Luzia não conhece Viana".

Em primeiro plano a lancha da Marinha "Ventante"; o edifício da capitania do porto de Viana do Castelo e o monte de Santa Luzia com o templo monumento ao Sagrado Coração de Jesus, baseado no Sacré Couer de Paris, da autoria do arquitecto caminhense Miguel Ventura Terra, construído no príncipio do Século XX.