sábado, 21 de novembro de 2009

CASAS TÍPICAS - 5


A farmácia Simões é a mais antiga farmácia de Viana do Castelo. Situada no começo da Rua da Bandeira, mesmo atrás do edifício dos antigos Paços do Concelho à Praça da República, foi fundada em 1881 pelo farmacêutico Gaspar Simões Viana, pai do também farmacêutico, arqueólogo e etnógrafo, Tomás Simões Viana, condecorado com o grau de Cavaleiro da Ordem de Santiago da Espada, pelos seus trabalhos de investigação sobre a antiguidade da cidade nomeadamente a citânia de Santa Luzia. Ao tio Tomás sucedeu, na administração da farmácia, o sobrinho Gaspar Soares Brandão Simões Viana, neto do fundador, nascido na freguesia de Monserrate a 29/12/1920, filho de Alfredo Simões Viana, Conservador do Museu Municipal e da Biblioteca de Viana do Castelo. Licenciou-se também em farmácia, tendo, por morte de seu tio Tomás, tomado conta da Direcção Técnica da Farmácia Simões, um ex-libris da cidade de Viana. Faleceu recentemente, registando no seu curriculum inúmeras ligações a instituições e organismos da cidade a que esteve ligado em toda a sua vida, tendo recebido do município o Galhardete de Cidadão de Honra da cidade.




Outra casa centenária da cidade de Viana do Castelo, situada à entrada da Rua da Picota, quem vai da Avenida dos Combatentes para a Praça da República é a Ourivesaria Carvalho. Passou de geração em geração, mantendo-se sempre na mesma família até aos dias de hoje.

segunda-feira, 16 de novembro de 2009

CASAS TÍPICAS - 4



 

A Espanhola é uma casa de pasto sobejamente conhecida em Viana do Castelo, pela qualidade dos bons vinhos da região e comidas tradicionais. Resistiu aos tempos modernos, mantendo a tradição das típicas tascas que proliferavam na Viana marinheira nos finais do século XIX até aos finais do século XX.





A Associação de Classe dos Marítimos esteve sediada neste belo edifício especialmente construído para a albergar. Actualmente é propriedade particular tendo instalado no rés do chão um café-bar onde os marítimos passam o tempo nos dias  em que não podem ir ao mar.

terça-feira, 3 de novembro de 2009

CASAS TÍPICAS - 3



O troço da Rua Manuel Espregueira entre a Praça da República e a Avenida dos Combatentes, possui um património de casas típicas, dentre as quais destacamos o "NATÁRIO", pastelaria antiga, bem conservada onde se podem comer as deliciosas "Bolas de Berlim" para além de outras especialidades típicas da região, os maçapães, os sidónios, as aleluias, etc. Pertenceu ao sr. Manuel Natário, amigo pessoal do escritor Jorge Amado, podendo-se ver nas paredes quadros com o escritor e sua esposa Zélia Gatai confraternizando com o anfitrião e esposa.

 

A "PÉROLA" é uma loja Gourmet, garrafeira e de produtos dietéticos. Com 75 anos de existência, foi inicialmente uma mercearia fina, casa de bom café e bons vinhos, sobrevivendo à invasão comercial das grandes superfícies, modernizando-se e apostando na qualidade.




Ao lado da Pérola, resiste aos tempos modernos a casa comercial "O Bananeiro", especialista noutros tempos no fornecimento de bananas, daí o nome. Actualmente dedica-se à venda de vinhos engarrafados, possuindo uma boa garrafeira, da qual faz parte uma interessante colecção de garrafas de diversos modelos e formatos que prendem a atenção dos passantes.

domingo, 1 de novembro de 2009

CASAS TÍPICAS - 2



O restaurante "Beira Mar"  ou "Zefa Carqueja" como é vulgarmente conhecido, em homenagem à sua fundadora e proprietária, foi durante muitos anos, principalmente durante o terceiro quartel do Século passado, uma referência gastronómica em Viana do Castelo.
As especialidades favoritas eram de pratos ligados ao mar, especialmente mariscos. A D. Josefa Carqueja tinha viveiros de lagosta próprios na Praia Norte, para além de comprar a maior parte do camarão que se pescava na zona de Viana do Castelo.
Os capitães, oficiais e marítimos embarcados quer nos navios de Viana quer nos que demandavam o porto preferiam o restaurante "Beira Mar" para fazerem as suas "tainadas" que ainda hoje são lembradas por alguns, inclusive o autor.

 
Pormenor do Restaurante "Beira Mar" ou "Zefa Carqueja" situado no Campo do Castelo



A Casa de Pasto "Primavera", mais conhecida recentemente por "Tone Bento", devido a estar associada ao nome de um dos seus proprietários que mais nome deixou pelos famosos petiscos de marisco que prepara, fica situada na Rua Gois Pinto, e é o que resta de uma típica taberna minhota, sucessivamente transformada e adaptada consoante os tempos e os donos.


Restaurante "Taverna do Valentim", é o que resta de uma antiga taberna minhota, assim chamada devido ao seu dono, um marítimo que foi pai de um piloto da barra recentemente falecido, o sr. Josué Pacheco Cadilha, tio da actual proprietária que, com o marido e filho, tem granjeado nome na cidade e arredores pelos saborosos pratos de peixe do mar de Viana.

domingo, 25 de outubro de 2009

CASAS TÍPICAS - 1


 Restaurante Margarida da Praça, conhecido em todo o Portugal pelo afamado"bacalhau à Margarida da Praça", foi remodelado no final do século passado, albergando nos andares cimeiros um hotel de charme e no r/c o restaurante "LEVE" com pratos de cozinha saudável, incorporando em todos cerca de 70% de legumes. Ultimamente passou a incluir na ementa um prato japonês o SUSHI.


Restaurante "Três Potes", situado no centro histórico da cidade, junto ao que resta do último pano de muralha Fernadina, é um restaurante típico com especialidades regionais.



 Bernardo Dias era a mais antiga casa comercial que existia ainda há bem pouco tempo em Viana do Castelo.Era uma loja-armazém que vendia um pouco de tudo desde artigos de papelaria e afins, lotarias, tabacos, etc.



Esta antiga mercearia, situada na Rua General Luís do Rego, perto da Câmara Municipal é das poucas que ainda existem em Viana do Castelo, apresentando pendurado à entrada da porta o "fiel amigo" como noutros tempos era costume.

 

Viana Taurino Clube, é um clube centenário cuja sede se situa por cima do portal que se apresenta nesta foto.Durante décadas foi o clube que manteve a "afición" tauromáquica em Viana do Castelo, organizando touradas e garraiadas. Aos poucos foi-se desvanecendo essa "afición" e nos últimos anos sómente era realizada uma tourada durante as festas da Senhora D'Agonia que não justificava a manutenção desta actividade tendo vendido à Câmara Municipal a praça de Touros. Actualmente mantém uma importante equipa de bilhar que tem conquistado importantes troféus para o clube e para a cidade.



terça-feira, 20 de outubro de 2009

TRECHOS DE VIANA 13




Casa Werneck e Portal do Passamano

Colégio do Minho- Instituição do Ensino Privado que marcou indelevelmente o ensino em Viana do Castelo ao longo de décadas.
 

Igreja e Convento do Carmo - Instituição religiosa com cerca de 350 anos pertencente à ordem dos Carmelitas descalços.


Museu do Traje que define o ângulo entre a Rua da Picota e a Rua Manuel Espregueira, com portal virado para a Praça da República. Já foi Hotel (Europa), Banco (de Portugal) e é actualmente o Museu do Traje.


Convento da Caridade visto do elevador da Estação

domingo, 4 de outubro de 2009

TRECHOS DE VIANA 12



A Casa dos Abreus, era assim denominada noutros tempos a actual sede do Instituto Politécnico de Viana do Castelo. Construída em 1705 por João Bezerra Abreu, passou para seus sobrinhos começando a chamar-se por esse motivo, "Casa dos Abreus". De residência de burguesia endinheirada passou a Escola Industrial, Escola do Ensino Básico e Secundário e hoje sede do IPVC.

 

sábado, 3 de outubro de 2009

TRECHOS DE VIANA 11



Convento de São Domingos, onde viveu  D. Frei Bartolomeu dos Mártires

 


Igreja de São Domingos, mandada construir por D. Frei Bartolomeu dos Mártires e onde está sepultado

 

Estátua a D. Frei Bartolomeu dos Mártires, mandada erigir pela Câmara Municipal em 2008 por ocasião das comemorações dos 750 anos do foral de D. Afonso III que a elevou a vila.




domingo, 20 de setembro de 2009

TRECHOS DE VIANA-10


Casa dos Alpuins, de estilo Manuelino. Nela funciona actualmente a Câmara Municipal-Gabinete do Presidente e Vereadores.

 

 Casa da Carreira, assim denominada por se situar à saída da vila denominada "a carreira". Também chamado Palácio dos Abreu Távora ou dos Condes da Carreira. Construída no Século XVI por ordem de Fernando Brandão, passou por casamento para os Abreus e depois também por casamento para os Távoras. Actualmente funcionam diversos serviços camarários.



Brasão dos Távoras que, como se pode ver, se encontra "picado" depois do  Reinado de D.José I



Janela Manuelina da casa da Carreira



Palácio dos Monfalim. Foi construído no Século XVII e nele já funcionou o Hotel Central ( finais do séc.XIX princípios do Séc. XX, sendo considerado o melhor da cidade na altura), o Tribunal da Comarca, os Serviços Municipais, a Biblioteca Municipal e ainda funciona no R/Chão a Repartição de Finanças e no 1.º piso o Arquivo Municipal que se prevê brevemente passarão para instalações próprias.

Este conjunto de três edifícios (Palácios) é pertença da Câmara Municipal e neles funcionam os principais serviços camarários. Ficam situados na rua recentemente denominada Passeio das Mordomas das Festas da Senhora D'Agonia em homenagem a essas figuras típicas e características de Viana do Castelo que emolduram e dão vida às festas.

sexta-feira, 11 de setembro de 2009

TRECHOS DE VIANA - 9



Capela da Senhora D'Agonia, reconstruída entre 1751 e 1755 sobre uma antiga capela terminal da via sacra. A Senhora D'Agonia é a santa de devoção dos pescadores por excelência, congregando um grande número de fiéis que de todos os cantos de Portugal e do estrangeiro no mês de Agosto se deslocam em romagem a Viana do Castelo tornando-a na romaria mais importante de Portugal. A procissão dos pescadores também chamada procissão ao mar no dia 20 de Agosto, dia da cidade, é duma beleza e colorido dignos de nota, culminando na mostra dos tapetes floridos e coloridos nas três principais ruas da Ribeira de Viana, feita pelos pescadores, familiares e amigos durante a noite da véspera da procissão ao mar, demonstrando a devoção e  bairrismo das gentes da ribeira.





Torre da Capela da Sra. D'Agonia, separada da capela para não impedir os romeiros de efectuarem as suas promessas à volta dela. A sua construção data de 1868. Antes de existirem farolins indicadores do enfiamento da barra sul, os pescadores orientavam-se pela torre da Senhora d'Agonia.




Descrição da Capela da Sra. D'Agonia




Capela de S. Roque ou São Roquinho(como lhe chama o povo), situada junto à Sra. D'Agonia, foi construída em 1623 e reedificada em 1834 depois de passar por muitas vicissitudes.  

segunda-feira, 7 de setembro de 2009

TRECHOS DE VIANA 8


Recentemente foi sujeita a uma intervenção profunda no interior e exterior onde foram encontrados achados arqueológicos de grande importância para a história de Viana.




Quatro pormenores do monumento erigido em 2008 para comemorar os 750 anos da elevação a vila com o nome de Viana da Foz do Lima, outorgado pelo 1º Foral (Foral Velho) concedido por D.Afonso III em 1258. Em cada face a evocação às datas importantes: Na face nascente - 1258 D.AFONSO III Foral Velho de Viana; Na face sul - 1512 D.MANUEL I Foral Novo de Viana; Na face poente - 1848 D.MARIA II Elevação a cidade de Viana do Castelo; Na face norte - 2008 VIANA DO CASTELO DiverCidade Saudável 750 Anos.
Descrição da Igreja das Almas

domingo, 6 de setembro de 2009

TRECHOS DE VIANA 7

Descrição da casa dos Cunhas
Brasão da Casa dos Cunhas, mandada construir por Sebastião da Cunha Sotomaior, filho de um governador e defensor de Pernambuco. O brasão dos Cunhas foi alterado e substituido pelo símbolo da vianidade a Caravela vianense. Esta famosa casa já albergou diversas instituições, Liceu, Comando da Polícia e é actualmente sede do Governo Civil do Distrito de Viana do Castelo.

É um edifício de aparato com as suas dez janelas e onze sacadas que lhe conferem uma simetria e horizontalidade invulgar, rodeada de jardins com árvores frondosas que a embelezam.