segunda-feira, 30 de maio de 2011

ÁRVORES MELÍFERAS

Todos nós, quer vivamos no campo ou na cidade, deparamos diariamente com arbustos e árvores que nem sempre damos valor.
Estão neste caso duas espécies de árvores melíferas que atraem pelos aromas dos seus nectares muitos insectos, em especial as abelhas (apis mellífera) mais comuns no nosso país, produtoras de mel.
O mel é um alimento que se encontra normalmente no estado líquido viscoso e açucarado, que é produzido pelas abelhas a partir do nectar recolhido das flores e processado pelas enzimas digestivas desses insectos, sendo armazenado em favos nas colmeias para servir-lhes de alimento[1].
Existem vários tipos de mel, dividindo-se em monofloral e plurifloral, consoante é proveniente de uma ou várias espécies florais respectivamente. É muito difícil produzir um mel floral, contudo a predominância de uma flor determina a designação do mel (rosmaninho, urze, eucalipto, etc.).



TÍLIA - género botânico pertencente à família das Malvaceae. A tília de folhas grandes (Tília Platyphyllos Scop.)  é a mais habitual na nossa zona (Norte e centro da Península Ibérica), sendo no entanto originária da Ásia Ocidental.



É uma árvore de sombra agradável, razão porque é utilizada no adorno de ruas, parques e jardins das nossas cidades. Devido à natureza da sua madeira é também cultivada com fins florestais. É uma árvore de grande porte podendo atingir cerca de 30 metros de altura.

As flores de tíla são de cor branca, creme ou amareladas, muito ricas em néctar, constituindo uma importante fonte de colheita para as abelhas. O mel de tília é muito aromático e de boa qualidade.



METROSIDERO - é uma árvore da família das Myrtaceae com cerca de 50 espécies, dentre as quais destacamos  o Metrosidero Excelsa. 

É uma árvore de médio porte oriunda das Ilhas do Pacífico (Nova Zelândia, Nova Caledónia, Nova Guiné e Havai) muito utilizada como árvore ornamental e especialmente como árvore de abrigo em zonas costeiras, devido à resistência das suas folhas ao salitre.



Estas árvores são também apelidadas de «árvore do fogo» ou «eucaliptos vermelhos», devido à cor das suas flores de estames vermelhos, ricos em néctar que por isso atraem as abelhas e outros insectos e difundem um cheiro perfumado.



Na Nova Zelândia, donde se supoe que é originária, é usual chamar-se pelo nome indígena «pohutukawa», que quer dizer em linguagem maori, «salpicado pelo mar», pela resistência que oferecem ao salitre e à água do mar, dando-se bem em solos inóspitos.[2]
Ainda na Nova Zelândia é chamada de «árvore do Natal».
[1], [2]- Wikipédia

2 comentários:

  1. quais os periodos de florada dessas arvores

    ResponderExcluir
  2. Os períodos de floração das duas espécies verificam-se entre meados de maio a meados de junho.

    ResponderExcluir