terça-feira, 14 de junho de 2011

POLINIZAÇÃO/BIODIVERSIDADE

O grande sábio alemão e prémio Nobel da Física Albert Einstein disse um vez que no dia em que deixarem de haver abelhas, a vida na terra tem os dias contados, não durará mais que quatro anos. 
Com efeito, esses pequenos seres vivos que a maioria tanto detesta, por associarem a elas as picadas e inchaços, que num acto desesperado e suicida, acabam por ter de praticar para, em última análise, se defenderem, são a sobrevivência da humanidade que tanto as ataca e maltrata.
As frutas que comemos e as sementes que germinam de ano para ano, são uma consequência de um acto simples praticado por insectos dos quais os mais importantes são as abelhas. Esse acto singelo mas duma importância extrema para a biodiversidade denomina-se polinização e consiste na passagem do pólen das anteras das flores onde se produz para o estigma das angiospérmicas ou para o óvulo das gimnospérmicas, sobre o qual vai germinar.
É através de milhares de visitas que diariamente fazem às flores que as abelhas transportam nas patas o pólen que vai fecundar os estigmas ou ovários consoante se trate de plantas angiospérmicas ou gimnospérmicas.
Para além das abelhas existem outros agentes como o vento, os pássaros, a água e outros animais em menor escala, que contribuem para a polinização e preservação da biodiversidade.

Da polinização aos frutos


 à comercialização 


Além desta importante tarefa desenvolvida pelas abelhas durante a captura do néctar e pólen existente nas flores das plantas melíferas, elaboram utilíssimos produtos que desde os tempos mais remotos o homem se habituou a utilizar e que são duma riqueza energética de inigualável valor. Estão neste caso o mel, o pólen, a geleia real(o alimento da rainha) e o pão de abelha (o alimento das abelhas produzido através da mistura de mel, pólen e duma enzima produzida no aparelho digestivo das abelhas).
Para além destes produtos as abelhas ainda produzem a cera e o propólis  que dão origem a subprodutos de valor económico considerável como sejam as velas e outros artefactos de interesse e através do propólis é obtida a tintura de propólis com um alto teor cicatrizante bem como outros produtos farmacêuticos.
Por tudo o que foi referido devemos ter uma grande simpatia por esses pequenos seres que tanto contribuem para a nossa sobrevivência quer produzindo o mel e outros produtos que consumimos, mas especialmente pelo papel fundamental que desempenham na preservação da biodiversidade.
Ninguém gosta de ser picado, mas lembremo-nos que também há tratamentos curativos através de picadas localizadas de abelhas  que se denomina por apiterapia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário