terça-feira, 3 de novembro de 2009

CASAS TÍPICAS - 3



O troço da Rua Manuel Espregueira entre a Praça da República e a Avenida dos Combatentes, possui um património de casas típicas, dentre as quais destacamos o "NATÁRIO", pastelaria antiga, bem conservada onde se podem comer as deliciosas "Bolas de Berlim" para além de outras especialidades típicas da região, os maçapães, os sidónios, as aleluias, etc. Pertenceu ao sr. Manuel Natário, amigo pessoal do escritor Jorge Amado, podendo-se ver nas paredes quadros com o escritor e sua esposa Zélia Gatai confraternizando com o anfitrião e esposa.

 

A "PÉROLA" é uma loja Gourmet, garrafeira e de produtos dietéticos. Com 75 anos de existência, foi inicialmente uma mercearia fina, casa de bom café e bons vinhos, sobrevivendo à invasão comercial das grandes superfícies, modernizando-se e apostando na qualidade.




Ao lado da Pérola, resiste aos tempos modernos a casa comercial "O Bananeiro", especialista noutros tempos no fornecimento de bananas, daí o nome. Actualmente dedica-se à venda de vinhos engarrafados, possuindo uma boa garrafeira, da qual faz parte uma interessante colecção de garrafas de diversos modelos e formatos que prendem a atenção dos passantes.