domingo, 1 de novembro de 2009

CASAS TÍPICAS - 2



O restaurante "Beira Mar"  ou "Zefa Carqueja" como é vulgarmente conhecido, em homenagem à sua fundadora e proprietária, foi durante muitos anos, principalmente durante o terceiro quartel do Século passado, uma referência gastronómica em Viana do Castelo.
As especialidades favoritas eram de pratos ligados ao mar, especialmente mariscos. A D. Josefa Carqueja tinha viveiros de lagosta próprios na Praia Norte, para além de comprar a maior parte do camarão que se pescava na zona de Viana do Castelo.
Os capitães, oficiais e marítimos embarcados quer nos navios de Viana quer nos que demandavam o porto preferiam o restaurante "Beira Mar" para fazerem as suas "tainadas" que ainda hoje são lembradas por alguns, inclusive o autor.

 
Pormenor do Restaurante "Beira Mar" ou "Zefa Carqueja" situado no Campo do Castelo



A Casa de Pasto "Primavera", mais conhecida recentemente por "Tone Bento", devido a estar associada ao nome de um dos seus proprietários que mais nome deixou pelos famosos petiscos de marisco que prepara, fica situada na Rua Gois Pinto, e é o que resta de uma típica taberna minhota, sucessivamente transformada e adaptada consoante os tempos e os donos.


Restaurante "Taverna do Valentim", é o que resta de uma antiga taberna minhota, assim chamada devido ao seu dono, um marítimo que foi pai de um piloto da barra recentemente falecido, o sr. Josué Pacheco Cadilha, tio da actual proprietária que, com o marido e filho, tem granjeado nome na cidade e arredores pelos saborosos pratos de peixe do mar de Viana.