domingo, 1 de setembro de 2013

TRINTA ANOS DE VIDA LITERÁRIA DE PORFÍRIO SILVA


Acabo de ler o livro «Proesiatando a memória» do meu amigo Porfírio Pereira da Silva.
Para se ler poesia é preciso ter ambiente e disposição. Durante os últimos dois meses foi aquilo que não tive, de tão embebido que andava na tarefa de lançar um livro e montar uma exposição.
O meu amigo merece-me toda a consideração e empenho. Foi ele quem me incentivou a escrever o primeiro livro. As horas que dediquei à leitura desta preciosidade literária, que me engrandeceu e me fez meditar, é mais uma lição de vida que lhe devo. 
Fui um dos muitos convidados a tomar parte nas comemorações dos 30 anos de vida literária do Dr. Porfírio Pereira da Silva. Senti-me lisonjeado e privilegiado por se lembrar de mim.
Quem sou eu para tecer qualquer comentário à obra literária de Porfírio Silva? Simplesmente direi que me identifico e comungo com as ideias, as vivências, os conteúdos dos livros que tive oportunidade de ler. Perdoe-me amigo Porfírio mas ainda não os li todos.



Mas quem melhor que os Doutores Manuel Curado e a esposa para comentarem e enaltecerem o conteúdo da extensa obra e do livro ora apresentado. Foi na verdade uma homenagem ao escritor, mas sobretudo ao HOMEM que é o Porfírio Pereira da Silva, que foi realçado por todos os intervenientes, mas especialmente por essas duas altas individualidades académicas, que me deliciaram com a eloquência das palestras que proferiram. 


A simplicidade das palavras que o homenageado proferiu, foram, para mim, as que mais me tocaram e sensibilizaram. Não é preciso aplicar frases muito elaboradas para dizer o que nos vai na alma.
A genuinidade que lhe é caraterística presenteou-nos com um delicioso e tradicional repasto, à moda da terra, e do saber bem receber, os amigos e convidados.

Um Homem assim, como disse, e bem, é feliz no seio da família e dos amigos.
Bem haja amigo Porfírio.



Nenhum comentário:

Postar um comentário