domingo, 28 de março de 2010

TRECHOS DE VIANA 14

Frontaria do Hospital Velho
O Hospital Velho assim chamado depois que foi construído o Hospital da Misericórdia, foi em princípio uma albergaria, construída nos finais da Idade Média, fruto da importância que a vila adquiriu graças ao desenvolvimento portuário e crescimento comercial e populacional e à necessidade de albergar os mercadores em trânsito e também dar guarida aos peregrinos que se dirigiam para São Tiago de Compostela.
A sua edificação ocorreu em 1468 e teve uma remodelação no Século XVI sendo-lhe modificada a fachada. Ostenta por cima da porta principal um nicho com Cristo ressuscitado e sobre ele apresenta um escudo esquartelado da família Rocha e Portocarrero.





Arcos que sustentam a varanda do andar superior







No interior apresenta arcos de amplíssimo vão com corda circular de 140º e as vigas que sustentam os varandins interiores, são em piçarra,(1)extraída de um filão existente ao norte do Cabo Viana.

Lápide à entrada do Portal de Entrada

Foi reconstruído em finais do século passado para receber a Região de Turismo do Alto Minho, que entretanto se transferiu para o Castelo de S. Tiago da Barra, ficando como posto de turismo.

 Piçarras que sustentam a varanda de madeira

(1) - Piçarra -Rocha sedimentar muito dura formada por lodo negro depositado no mar em regiões pouco profundas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário