domingo, 20 de setembro de 2009

TRECHOS DE VIANA-10


Casa dos Alpuins, de estilo Manuelino. Nela funciona actualmente a Câmara Municipal-Gabinete do Presidente e Vereadores.

 

 Casa da Carreira, assim denominada por se situar à saída da vila denominada "a carreira". Também chamado Palácio dos Abreu Távora ou dos Condes da Carreira. Construída no Século XVI por ordem de Fernando Brandão, passou por casamento para os Abreus e depois também por casamento para os Távoras. Actualmente funcionam diversos serviços camarários.



Brasão dos Távoras que, como se pode ver, se encontra "picado" depois do  Reinado de D.José I



Janela Manuelina da casa da Carreira



Palácio dos Monfalim. Foi construído no Século XVII e nele já funcionou o Hotel Central ( finais do séc.XIX princípios do Séc. XX, sendo considerado o melhor da cidade na altura), o Tribunal da Comarca, os Serviços Municipais, a Biblioteca Municipal e ainda funciona no R/Chão a Repartição de Finanças e no 1.º piso o Arquivo Municipal que se prevê brevemente passarão para instalações próprias.

Este conjunto de três edifícios (Palácios) é pertença da Câmara Municipal e neles funcionam os principais serviços camarários. Ficam situados na rua recentemente denominada Passeio das Mordomas das Festas da Senhora D'Agonia em homenagem a essas figuras típicas e características de Viana do Castelo que emolduram e dão vida às festas.