quinta-feira, 31 de março de 2011

GIRASSOL


Pormenor do café-bar «Girassol» da autoria do desenhador, pintor e escultor Carolino Ramos, nos anos 30 do século XX.

quarta-feira, 30 de março de 2011

VIANA EM AZULEJOS


Painel de azulejos da autoria do pintor Rui Pinto colocado no Centro Comercial Santa Luzia, representando a cidade e o Monte de Santa Luzia.

sexta-feira, 18 de março de 2011

FAINA MAIOR em Viana


No próximo dia  1 de Abril pelas 17.00 horas vai ser lançada em Viana do Castelo a 2.ª edição do livro "Faina Maior - A pesca do bacalhau nos mares da Terra Nova".
O evento terá lugar a bordo do navio «Gil Eanes» numa colaboração entre a Fundação Gil Eanes e o Museu Marítimo de Ílhavo e contará com a presença de um dos autores ainda vivo, a Dra. Ana Maria Lopes, que nos anos noventa (1996) quando ainda era Directora do Museu Marítimo de Ílhavo escreveu a primeira edição de parceria com o saudoso capitão Francisco Marques que a Quetzal editou.
A obra era tão boa que em pouco tempo esgotou e daí para cá muitas têm sido as solicitações para a reedição  deste testemunho incomparável do que foi a Faina Maior nos mares da Terra Nova, em busca do «fiel amigo», tão apetitoso e desejado à mesa dos portugueses.
A Dra. Ana Maria Lopes deu-nos a oportunidade de podermos adquirir um ou mais exemplares reeditando o livro com novo visual gráfico e melhoria das imagens.



Lanço um apelo aos Vianenses, e não só, para estarem presentes no lançamento do livro em Viana do Castelo e aproveitar para visitar duas exposições que estão presentes a bordo do navio, «A Pesca do Bacalhau - navios bacalhoeiros de Viana do Castelo» e Bernardo Santareno - pseudónimo e antónimo Martinho do Rosário: vida e obra».