domingo, 11 de abril de 2010

PILOTOS DA BARRA DE VIANA DO CASTELO -100 ANOS DE HISTÓRIA (1858-1958)

Realizou-se ontem dia 10 de Abril de 2010 cerca das 10.30 horas, na Sala Couto Viana da Biblioteca Municipal de Viana do Castelo, o lançamento do livro PILOTOS DA BARRA DE VIANA DO CASTELO-100 ANOS DE HISTÓRIA (1858-1958), da autoria de Manuel de Oliveira Martins.
A cerimónia foi presidida pela vereadora do pelouro da cultura, Dra. Maria José Guerreiro, em representação da Câmara Municipal de Viana do Castelo. O Presidente da Junta Directiva do CER - Centro de Estudos Regionais Dr. Arnaldo Ribeiro, abriu a sessão fazendo uma breve resenha do evento e doutros que o CER vai realizar e de seguida deu a palavra ao Mestre em História José Carlos de Magalhães Loureiro que apresentou o livro duma forma clara, precisa e brilhante que entusiasmou a assistência que encheu por completo o espaço sentado do auditório.
Foi a vez do autor Manuel de Oliveira Martins tecer algumas considerações sobre a razão de ser e a importância do livro. Focou alguns aspectos da actividade da pilotagem, nomeadamente o risco e a responsabilidade a que estão sujeitos os profissionais desta classe. Por fim agradeceu os contributos que recebeu de pessoas e patrocinadores que duma forma pessoal e material contribuíram para a edição deste livro.
A Dra. Maria José Guerreiro encerrou a sessão invocando o seu desconhecimento sobre esta actividade tão relevante e dando a conhecer um projecto em curso sobre a actividade piscatória e os pescadores da ribeira de Viana com o objectivo de perpetuar factos e acontecimentos desta classe.
Terminada a sessão seguiu-se um brinde de honra, surpresa oferecida pela filha do autor Carmélia Martins  e autografar do livro.
O livro foi editado pelo CER - Centro de Estudos Regionais e está disponível para quem pretender ao P.V. P. de € 15,00 podendo solicitá-lo através do mail : estudosregionais@sapo.pt



sábado, 3 de abril de 2010

EVENTOS

O ENTERRO DO JUDAS

A cidade de Viana "acordou" hoje ao som dos bombos e "Zés Pereiras" da Casa dos Rapazes que abriam o cortejo do Enterro do Judas, festa tradicional da Páscoa no Alto Minho, organizada pela Junta de Freguesia de Monserrate que mantém esta tradição.


Logo atrás dos bombos seguiam as autoridades civis e religiosas e o andor  com o Judas e atrás deste as "carpideiras".


A BANDA MAESTRO JOSÉ PEDRO

Nas traseiras dos antigos Paços do Concelho, actuou a banda da Fundação Maestro José Pedro que animou mais um sábado na praça, frio e húmido, deste "Inverno" que não nos larga, como não seria de esperar em Abril.
A porta estandarte

O grupo de Gaiteiro(a)s da Fundação durante a actuação da Orquestra


Um momento da actuação no palco de granito da Porta Mexia Galvão

A sede da Fundação Maestro José Pedro, no Largo Vasco da Gama, com a Estátua de Mercúrio ao centro.