terça-feira, 30 de março de 2010

TRECHOS DE VIANA 15

O Castelo de São Tiago da Barra, como o próprio nome indica, fica situado defronte da barra do porto da cidade de Viana do Castelo. A primeira construção feita para defesa da barra que era frequentemente atacada pelos corsários foi a Torre da Roqueta, pequena fortaleza de forma quadrangular de estilo Manuelino, localizada no vértice sul do castelo, de forma pentagonal, mandado ampliar por Filipe I, para reforçar a defesa da costa, assolada pelos piratas Ingleses, depois da perda da "Armada Invencível".
A ele se deve o actual nome acrescentado a Viana. Foi de facto durante a guerra da Patuleia que dividiu os portugueses e deu origem a uma guerra civil que o Governador do Castelo, na altura o General Melquíades Sobral, saindo por mar, foi a Lisboa entregar as chaves do Castelo à Rainha D. Maria II, vindo esta mais tarde, em sinal de recompensa, a atribuir-lhe o título de cidade acrescentando-lhe o nome "do Castelo".

                             Portal do Revelim Norte  
                            Portal da entrada do Castelo

                                                                      Torre da Roqueta

                                                               Capela de São Tiago
                                                                                 e
                                                   Farolim posterior do enfiamento da barra


                                          Portal da entrada para o edifício da Região de Turismo

Serviu de quartel militar de artilharia durante grande parte do Século XX. As casernas feitas provisoriamente para albergar as tropas foram no final do século passado destruídas para dar lugar a uma recuperação exemplar  a fim de receber a Região de Turismo do Alto Minho. Recentemente foi recuperado o edifício do relógio destinado a instalar a Escola de Hotelaria e Turismo de Viana do Castelo.

    Fosso do Castelo

 Escola de Hotelaria e Turismo de Viana do Castelo
    Edifício da entrada (Recepção)

 

PILOTOS DA BARRA DE VIANA DO CASTELO-100 ANOS DE HISTÓRIA (1858-1958)

domingo, 28 de março de 2010

TRECHOS DE VIANA 14

Frontaria do Hospital Velho
O Hospital Velho assim chamado depois que foi construído o Hospital da Misericórdia, foi em princípio uma albergaria, construída nos finais da Idade Média, fruto da importância que a vila adquiriu graças ao desenvolvimento portuário e crescimento comercial e populacional e à necessidade de albergar os mercadores em trânsito e também dar guarida aos peregrinos que se dirigiam para São Tiago de Compostela.
A sua edificação ocorreu em 1468 e teve uma remodelação no Século XVI sendo-lhe modificada a fachada. Ostenta por cima da porta principal um nicho com Cristo ressuscitado e sobre ele apresenta um escudo esquartelado da família Rocha e Portocarrero.





Arcos que sustentam a varanda do andar superior







No interior apresenta arcos de amplíssimo vão com corda circular de 140º e as vigas que sustentam os varandins interiores, são em piçarra,(1)extraída de um filão existente ao norte do Cabo Viana.

Lápide à entrada do Portal de Entrada

Foi reconstruído em finais do século passado para receber a Região de Turismo do Alto Minho, que entretanto se transferiu para o Castelo de S. Tiago da Barra, ficando como posto de turismo.

 Piçarras que sustentam a varanda de madeira

(1) - Piçarra -Rocha sedimentar muito dura formada por lodo negro depositado no mar em regiões pouco profundas.

segunda-feira, 1 de março de 2010

NEVE EM VIANA