sábado, 21 de novembro de 2009

CASAS TÍPICAS - 5


A farmácia Simões é a mais antiga farmácia de Viana do Castelo. Situada no começo da Rua da Bandeira, mesmo atrás do edifício dos antigos Paços do Concelho à Praça da República, foi fundada em 1881 pelo farmacêutico Gaspar Simões Viana, pai do também farmacêutico, arqueólogo e etnógrafo, Tomás Simões Viana, condecorado com o grau de Cavaleiro da Ordem de Santiago da Espada, pelos seus trabalhos de investigação sobre a antiguidade da cidade nomeadamente a citânia de Santa Luzia. Ao tio Tomás sucedeu, na administração da farmácia, o sobrinho Gaspar Soares Brandão Simões Viana, neto do fundador, nascido na freguesia de Monserrate a 29/12/1920, filho de Alfredo Simões Viana, Conservador do Museu Municipal e da Biblioteca de Viana do Castelo. Licenciou-se também em farmácia, tendo, por morte de seu tio Tomás, tomado conta da Direcção Técnica da Farmácia Simões, um ex-libris da cidade de Viana. Faleceu recentemente, registando no seu curriculum inúmeras ligações a instituições e organismos da cidade a que esteve ligado em toda a sua vida, tendo recebido do município o Galhardete de Cidadão de Honra da cidade.




Outra casa centenária da cidade de Viana do Castelo, situada à entrada da Rua da Picota, quem vai da Avenida dos Combatentes para a Praça da República é a Ourivesaria Carvalho. Passou de geração em geração, mantendo-se sempre na mesma família até aos dias de hoje.

segunda-feira, 16 de novembro de 2009

CASAS TÍPICAS - 4



 

A Espanhola é uma casa de pasto sobejamente conhecida em Viana do Castelo, pela qualidade dos bons vinhos da região e comidas tradicionais. Resistiu aos tempos modernos, mantendo a tradição das típicas tascas que proliferavam na Viana marinheira nos finais do século XIX até aos finais do século XX.





A Associação de Classe dos Marítimos esteve sediada neste belo edifício especialmente construído para a albergar. Actualmente é propriedade particular tendo instalado no rés do chão um café-bar onde os marítimos passam o tempo nos dias  em que não podem ir ao mar.

terça-feira, 3 de novembro de 2009

CASAS TÍPICAS - 3



O troço da Rua Manuel Espregueira entre a Praça da República e a Avenida dos Combatentes, possui um património de casas típicas, dentre as quais destacamos o "NATÁRIO", pastelaria antiga, bem conservada onde se podem comer as deliciosas "Bolas de Berlim" para além de outras especialidades típicas da região, os maçapães, os sidónios, as aleluias, etc. Pertenceu ao sr. Manuel Natário, amigo pessoal do escritor Jorge Amado, podendo-se ver nas paredes quadros com o escritor e sua esposa Zélia Gatai confraternizando com o anfitrião e esposa.

 

A "PÉROLA" é uma loja Gourmet, garrafeira e de produtos dietéticos. Com 75 anos de existência, foi inicialmente uma mercearia fina, casa de bom café e bons vinhos, sobrevivendo à invasão comercial das grandes superfícies, modernizando-se e apostando na qualidade.




Ao lado da Pérola, resiste aos tempos modernos a casa comercial "O Bananeiro", especialista noutros tempos no fornecimento de bananas, daí o nome. Actualmente dedica-se à venda de vinhos engarrafados, possuindo uma boa garrafeira, da qual faz parte uma interessante colecção de garrafas de diversos modelos e formatos que prendem a atenção dos passantes.

domingo, 1 de novembro de 2009

CASAS TÍPICAS - 2



O restaurante "Beira Mar"  ou "Zefa Carqueja" como é vulgarmente conhecido, em homenagem à sua fundadora e proprietária, foi durante muitos anos, principalmente durante o terceiro quartel do Século passado, uma referência gastronómica em Viana do Castelo.
As especialidades favoritas eram de pratos ligados ao mar, especialmente mariscos. A D. Josefa Carqueja tinha viveiros de lagosta próprios na Praia Norte, para além de comprar a maior parte do camarão que se pescava na zona de Viana do Castelo.
Os capitães, oficiais e marítimos embarcados quer nos navios de Viana quer nos que demandavam o porto preferiam o restaurante "Beira Mar" para fazerem as suas "tainadas" que ainda hoje são lembradas por alguns, inclusive o autor.

 
Pormenor do Restaurante "Beira Mar" ou "Zefa Carqueja" situado no Campo do Castelo



A Casa de Pasto "Primavera", mais conhecida recentemente por "Tone Bento", devido a estar associada ao nome de um dos seus proprietários que mais nome deixou pelos famosos petiscos de marisco que prepara, fica situada na Rua Gois Pinto, e é o que resta de uma típica taberna minhota, sucessivamente transformada e adaptada consoante os tempos e os donos.


Restaurante "Taverna do Valentim", é o que resta de uma antiga taberna minhota, assim chamada devido ao seu dono, um marítimo que foi pai de um piloto da barra recentemente falecido, o sr. Josué Pacheco Cadilha, tio da actual proprietária que, com o marido e filho, tem granjeado nome na cidade e arredores pelos saborosos pratos de peixe do mar de Viana.