terça-feira, 25 de agosto de 2009

MOTA COM SIDECAR




sexta-feira, 21 de agosto de 2009

TRECHOS DE VIANA - 6

No local onde em 1882 foi construída a estação dos caminhos de ferro de Viana do Castelo, a SONAE instalou um Shopping a que deu o nome ESTAÇÃO VIANA.

Vista da Estação da CP e do Shopping Estação Viana, tirada da ponte que atravessa a linha.

Monumento em homenagem ao folclore

O edifício da estação construída em 1882 sob projecto do Eng.º Alfredo Soares.

Clique para ver a descrição

domingo, 16 de agosto de 2009

TRECHOS DE VIANA 5

Entrada para o Museu da Sé

Pormenor da entrada para o Museu da Sé onde se situa a Capela da Confraria dos Mareantes, que teve grande importância nos Séculos XVI e XVII.

Pormenor da casa de João Velho, talvez a casa mais antiga de Viana do Castelo. De notar a arcada térrea com um vão formado por um arco de corda circular de 140º

Outro pormenor da casa de João Velho, ostentando um brasão circular que se diz evocar a expedição às terras do Congo pelos Velhos de Viana. Obra quatrocentista de influência galega.

Placa descritiva da casa de João Velho



terça-feira, 11 de agosto de 2009

TRECHOS DE VIANA - 4

Edifício da Misericórdia


Descrição sobre a Misericórdia


Antigos Paços do Concelho


Chafariz

Descrição sobre os Paços do Concelho e Chafariz

quinta-feira, 6 de agosto de 2009

TRECHOS DE VIANA -3

Museu de Arte e Arqueologia de Viana do Castelo, situado no Largo de São Domingos na casa dos Barbosa Maciel conforme descrição inscrita na pá do remo colocado à direita da entrada principal



Estátua de Frei Bartolomeu dos Mártires, virada para a fachada da igreja do Convento de São Domingos que mandou construir.
Passeio das Mordomas da Romaria, é assim que se chama a rua que ainda há bem pouco tempo conhecíamos por Cândido dos Reis e que também se chamou Manuel Espregueira em tempos da Monarquia. Nela se encontram alguns edifícios emblemáticos de Viana, como o que está logo à direita, a Misericórdia que albergou o hospital de Viana do Castelo até Janeiro de 1984; o edifício da Câmara Municipal e do Arquivo Municipal, onde até há bem pouco tempo funcionou a Biblioteca Municipal e onde ainda funciona no R/Chão a Repartição de Finanças.

segunda-feira, 3 de agosto de 2009

TRECHOS DE VIANA -2

Monumento erigido na praça da Liberdade, junto ao rio Lima, simbolizando as portas que Abril abriu, com a cadeia cortada.

Homenagem a Viana do Castelo no sesquicentenário de elevação a cidade, (20 de Junho de 1848 por D. Maria II) aqui simbolizado por uma mulher - a mulher de Viana - que esteve sempre presente na história desta terra.

Três referências de Viana, o navegador vianês João Alvares Fagundes que descobriu a terra dos bacalhaus (Terra Nova), o navio Hospital Gil Eanes que foi construído nos Estaleiros Navais de Viana do Castelo no ano de 1955 para apoio à frota bacalhoeira portuguesa que operava nos mares da Terra Nova e Groenlândia, hoje navio museu e pousada da juventude na antiga Doca Comercial do porto de Viana do Castelo e, no alto do monte de Santa Luzia, o emblemático templo do Sagrado Coração de Jesus, atracção turística de Viana. "Quem vem a Viana e não vai a Santa Luzia não conhece Viana".

Em primeiro plano a lancha da Marinha "Ventante"; o edifício da capitania do porto de Viana do Castelo e o monte de Santa Luzia com o templo monumento ao Sagrado Coração de Jesus, baseado no Sacré Couer de Paris, da autoria do arquitecto caminhense Miguel Ventura Terra, construído no príncipio do Século XX.

domingo, 2 de agosto de 2009

TRECHOS DE VIANA-1

Portal antigo e novo da entrada para o lar de S. Teresa ( Convento das Carmelitas Descalças)

Torre da Roqueta ou simplesmente "Roqueta" do castelo de S. Tiago da Barra de estilo Manuelino.

Torre de Vigia - Serviço de Pilotos - Junta Autónoma 1925. São estas as inscrições inseridas na cinta de pedra que separa o rés do chão do 1.º andar deste edifício especialmente concebido para albergar a estação dos Pilotos da Barra de Viana do Castelo até 1990.

Guarita do Noroeste do castelo de S. Tiago da Barra e templo do Sagrado Coração de Jesus no monte de S. Luzia.

sábado, 1 de agosto de 2009